quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feliz Samhain - Happy Halloween!



Sabiam que o Halloween não é o nome original deste dia? 

“Samhain é um termo de origem gaélica que significa "fim do Verão". Segundo vários autores, o Samhain marca também o início do novo ano celta. Os dias vão ficando cada vez mais curtos e frios e prenunciam o Inverno.

Tradicionalmente, o Samhain dura três dias, de 31 de Outubro até 2 de Novembro, altura em que o véu que separa o mundo do visível e invisível se torna mais ténue. Era costume em Samhain acender-se fogueiras em honra dos antepassados, bem como fazer-lhes oferendas, uma vez que se dizia que eles vinham uma vez mais a este mundo nesta altura para comungar com os vivos.” Alexandre Grabriel in Mandrágora - O Almanaque Pagão 2011 - No Bosque Sagrado dos Druidas

O Samhain é também conhecido sob nome de Festa dos Mortos e Festa das Maçãs. Por ser uma das datas mais importantes para as bruxas, em que se comemora a passagem do ano, ponto em que a Roda do Ano Celta completa o seu ciclo, Samhain também se tornou conhecido como Dia das Bruxas.
O poder de magia pode ser sentido no ar, nessa noite. O Outro Mundo funde-se com o nosso conforme a luz do Sol baixa e o crepúsculo chega. Os espíritos daqueles que já partiram para o outro plano são mais acessíveis durante a noite de Samhain.

Uma sugestão (espero que não me achem doida :P) Na refeição de Samhain, coloquem à mesa mais um prato. É uma forma de honrar os nossos antepassados e convidá-los a juntar-se a nós, celebrando a morte e a vida, pois ambas fazem parte do nosso caminho. <3

Feliz Samhain para todas!

Sem comentários:

Enviar um comentário