sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Canela . Cinnamon . Cannelle


Para começar em grande as andanças neste blog, vou falar-vos de uma das minhas especiarias preferidas: a canela.
Existem vários tipos de canela (não fazia ideia até começar esta pesquisa!), e além da que nós conhecemos, também a Cássia é usada em algumas receitas, mais escura e forte do que a canela comum. Nunca vi a cássia à venda mas vou estar atenta, é possível que haja nas ervanárias.
Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada especialmente ao amor, é mesmo até utilizada como ingrediente para perfumes e poções mágias para conquistar a pessoa amada. Ah, que belo afrodisíaco!


Vou falar-vos agora dos inúmeros usos possíveis da canela:

- Na culinária, é utilizada para condimentar presunto, alguns tipos de carne, na preparação de doces, pães doces, sobremesas, bolos, tortas de frutas, cremes para pasteis, panquecas, compotas, bebidas quentes, entre muitos outros!

- Em termos de beleza, é utilizada para dar brilho aos cabelos (tenho que encontrar a receita!), em pastas de dentes e em óleos bronzeadores (faz sentido).

- Quanto aos benefícios para a saúde:
A canela é benéfica no combate dos gases abdominais, úlceras do estômago causadas por stress, hipertensão, constipações, dores abdominais, e muito mais!  
Além de antioxidante, ajuda na diminuição do colesterol. Pensa-se que o cálcio e a fibra existentes na canela ajudam na protecção contra doenças cardíacas. Essa mesma combinação de propriedades pode também evitar um maior uso da bílis, auxiliando na prevenção do cancro do cólen.
Também podem mastigar pau de canela para evitar o mau hálito.
Para os problemas respiratórios, experimentem tomar uma colher de sopa de mel com ¼ de canela em pó durante três dias, ajuda a curar a tosse e outros sintomas.
Os consumidores deste “pozinho milagroso”, diurético por natureza, têm menor probabilidade de desenvolver infecções urinárias.
A canela ajuda também a melhorar a circulação do sangue, assegurando o abastecimento de oxigénio às células com uma actividade mais alta.
E mais, sabiam que a canela também baixa o açúcar no sangue? Para a perda de peso é excelente e é um bom auxílio no tratamento dos diabetes tipo II. Encontrei esta receita no A minha dieta da amêndoa e vou experimentar:
Colocar num copo meia colher de chá de canela. Colocar por cima água a ferver e esperar 30 minutos. Em seguida, filtrar (pode ser com um coador) para tirar a pasta que ficou da canela e guardar o líquido no frigorífico.
De manhã e à noite, beber meia caneca desse líquido com meia colher de chá de mel, sendo que o mel tem que ser tomado directamente da colher, e não misturado com o líquido, para que não perca as propriedades.

Há muitos mais benefícios dos quais eu não falei, mas não vos quero fazer adormecer ;) Se quiserem saber mais, contactem-me!
Quanto aos efeitos colaterais, a canela poderá provocar alterações na pele, assim como aumentar a pressão arterial, se consumida em excesso, portanto nada de se enfrascarem sim? Não deve ser utilizada por mulheres grávidas.

Este post tem o intuito de incentivar o uso de componentes naturais que temos ao nosso dispôr, desde com moderação.

Beijinhos!

3 comentários:

  1. Eu também gosto muito do sabor da canela. É claro que se for em demasia, se torno amarga, mas costumo salpicar as maçãs, pêras, bananas, papas de aveia com canela e ás vezes até mexo o café com o pauzinho de canela, só para libertar o aroma.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. ola querida =)

    ai eu adoro canela!
    ponho canela em quase tudo...

    também já fiz esse receitazinha...não vi grandes resultados porque também fiz por pouco tempo...

    mas tenta e depois diz me =)

    Obrigado pela informação!!

    beijoo

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o post!!! Adoreiii.
    O cheiro da canela é tão bom!!!

    Beijos.

    ResponderEliminar