quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Leite . Milk . Latte

Como bem sabem, a principal função do leite é alimentar as crias dos mamíferos.
Mas nós, como não podemos ver nada... ;)



Desde que o gado foi domesticado que nós, humanos, começámos a consumir leite. E agora quem diz leite, diz manteiga, queijo e derivados. Tudo isso faz parte da nossa alimentação.

Existem vários tipos de leite: em pó (fácil de transportar), desnatado (magro, com gordura inferior a 0,5%), semi-desnatado (meio gordo, gordura entre 0,5% e 2,9%), com sabores (morango, baunilha, chocolate), leite condensado ou evaporado/concentrado (leite ao qual a água é parcialmente extraída e torna-se mais espesso, o condensado tem açúcar e o evaporado não), e leite enriquecido (com cálcio, omega 3, etc.).

Apesar de o leite ser um alimento muito nutritivo, tem gerado muita controvérsia, uma vez que o ser humano, tal como os animais, só deveria (segundo muitos autores) consumi-lo durante a sua fase de crescimento.

Não desvalorizando o seu grande valor nutricional e culinário, é cada vez maior a atenção às reacções indesejadas provocadas na saúde humana em virtude do consumo do leite e seus derivados. A busca ou introdução de outras formas protéicas de origem vegetal na dieta, como castanhas, nozes e principalmente a soja, tem sido incentivada, sobretudo em razão de sensibilidades, alergias e intolerância à lactrose (espécie de açúcar presente no leite), cuja digestão é prejudicada ou dificultada em determinados organismos humanos.
Tem surgido alguma polémica também através de pesquisas científicas, sugerindo que a ingestão de produtos lácteos pode aumentar o risco de desenvolvimento de cancro como os da próstata, ovário e mama.

Embora existam estes factores negativos a envolver o leite, também podemos ver este alimento por outro prisma. É o alimento mais completo e tem alto valor nutricional, segundo muitos autores.
Um copo de leite (250ml) contém:
- 7,8g de proteínas de alto valor biológico (bem sabem a importância das proteínas, que são o que sustenta as nossas células)
- 4g de gorduras (precisamos delas para nos proteger do frio)
- 12g de hidratos de carbono (a nossa maior fonte de energia, muito importante desde que não em excesso!)
- Muito cálcio e fósforo (o cálcio tem um papel importante para o nosso organismo e o seu consumo na idade adulta previne o aparecimento da osteosporose)
- Vitaminas (previnem muitas doenças e são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo)
- Água (permite manter estável a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas)


O leite é muito usado na nossa alimentação, de forma muito variada, e eu confesso que é a minha bebida preferida. Faz sempre parte do meu pequeno-almoço e à ceia, se tiver fome, bebo um copo de leite magro ou como um queijinho fresco.

E se o leite não existisse? Nem quero imaginar!


Fontes: Wikipédia; http://canalescolar.lactogal.pt

4 comentários:

  1. Sinceramente não sou fã de leite, principalmente de manhã. Tanto que ao pequeno almoço iogurtes e leite foi tudo reduzido a "sem lactose". Mas isso sou eu que tenho um estômago com muita personalidade! ehehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também não sou grande fã de leite, sou mais para os iogurtes e queijo. O leite fica por aqui a conversar comigo sem digerir.

    ResponderEliminar
  3. Eu nem era fã de leite, mas nos últimos tempos rendi-me :)
    Gostei do teu blog, já estou a seguir!

    ResponderEliminar
  4. Na minha filosofia culinária, chamemos-lhe assim, o leite não faz parte! A partir dos 2,3 anos não precisamos de leite. É um alimento demasiado pesado, e aquilo que o nosso organismo precisa de fazer para o digerir (principalmente os adultos) é demasiado agressivo para nós. Cria uma condição ácida, e para o digerirmos o nosso organismo vai buscar outros minerais (nomeadamente aos ossos) e por isso acaba por nos retirar muito mais cálcio do que aquele que nos dá. Ou seja, o leite como fonte de cálcio é um mito. lol

    Já não bebo há anos e não me faz falta nenhuma!

    Bjnhs,
    RSantiago

    ResponderEliminar