quinta-feira, 15 de março de 2012

As mudanças que nos vão tocando 1#

Alguma de vocês já passou por aquele tipo de ciclo em que parece tudo estagnado, nada evolui ou corre bem, e  de repente, com alguma decisão nossa, o rumo começa a mudar aos poucos?

Estes dias tenho notado uma mudança em mim que começa a parecer-me gigantesca (talvez até me pareça maior do que efectivamente é). Quem me segue desde o meu anterior blog (embora eu não tenha actualizado a informação ou fale muito no assunto), sabe que tirei o Mestrado em Psicologia Clínica e tenho estado à procura de estágio profissional, sem grande sucesso.
Desde que a Ordem dos Psicólogos foi criada, tornou-se obrigatório, além dos 5 anos de curso, um ano de estágio profissional remunerado, de forma a obter-se carteira profissional e poder exercer. Até aí tudo bem, uma vez que o procedimento é o mesmo nos outros países e faz todo o sentido fazer um primeiro ano como profissionais mas com orientação de um mentor. O problema é mesmo o facto de o nosso país não estar preparado para oferecer estágios, muito menos remunerados.
A questão é mesmo essa, no início eu própria me recusei a fazer um estágio não remunerado, além de não achar justo sei bem que um dos grandes problemas da minha área é o facto de muitos profissionais trabalharem em regime de "voluntariado", na esperança de ficarem colocados no local com remuneração, o que não acontece, essa é uma das razões pelas quais não são abertas mais vagas. Se podem ter mão de obra grátis, para quê pagar?
Entretanto saiu uma lei nacional que obriga a que os estágios sejam remunerados em qualquer área. A partir daqui qualquer pessoa pensa "boa! é mais do que justo!". Quão ridículo é o facto de isto ainda nos dificultar mais a vida? É que estágios não remunerados, apesar de tudo, já era difícil encontrar(nem assim havia oferta), sendo obrigatoriamente pagos então é mesmo mentira.
Não me alongando muito mais, que isto já é testamento que chegue, tenho visto o caso muito mal parado. Estou praticamente dependente da minha mãe, que ainda por cima é sozinha, e além de não ser justo para ela, é horrível para mim, que não a quero sobrecarregar mais e quero a minha independência (além de levar com bocas que além de magoarem também baixam muito a auto-estima). Tenho trabalhado em alguns projectos mas não me pagam desde Dezembro, o que ainda dificulta mais a situação.
No entanto, algo aqui tem vindo a mudar. Não sei muito bem o quê, nem porquê, embora desconfie que vocês sejam um dos maiores motivos (!!!), mas a minha postura tem vindo a mudar. Tem sido tão lenta que só comecei a dar conta dessa mudança ontem. Começou de manhã e tornou-se óbvia à noite, na altura em que estava a ler os vossos blogs. Hoje deparei-me com algo mais que pode fazer toda a diferença no meu caminho.

Tenho receio de ter esperança mas precisava tanto mas tanto disto. A minha RA e o meu peso ficaram altamente afectados com toda esta espiral negativa em que tenho estado, e só agora começo a notar, finalmente, a minha reacção, uma reacção grande o suficiente para que possa fazer a diferença: "Espera lá Joana, a tua força ainda aqui está, os sonhos também, como é que te atreves a desistir? Levanta-te e anda!"

Vou contar-vos tudo sobre as mudanças que estão realmente a ocorrer, a onda positiva que me começa a rodear, mas fica para o próximo post.

Obrigada, do fundo do coração, pela inspiração que são para mim.


Se abraçarmos o mundo, também ele nos abraça a nós.

3 comentários:

  1. Não é uma situação fácil. (Infelizmente) conheço muitas pessoas que estão na mesma posição que tu e nos dias que correm é difícil manter a esperança, mas temos de nos agarrar a alguma coisa para poderemos seguir em frente. Continuo a acreditar que, quando uma porta se fecha, abre-se uma janela. Acredito também que manter uma atitude positiva, chama coisas boas :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    Fico mto feliz por teres reencontrado a tua boa energia e a força interior.
    Bjo grande

    ResponderEliminar
  3. Às vezes, muitas vezes nos últimos 5 anos, também me tenho sentido perdida a nível profissional por causa de essas e de outras questões... Não acho que seja culpa da crise, mas da mentalidade portuguesinha...

    Já senti medo de ter esperança...Sinto medo quando inicio um novo trabalho, pois tudo já correu mal várias vezes... :)

    Fico feliz por saber que tudo está a mudar... :) Para mim também...Beijocas

    Entendo-te perfeitamente, acredita!

    ResponderEliminar