terça-feira, 24 de abril de 2012

Alimentos bons e maus 2#


Olá!
Só escrevo hoje porque Sábado tive um workshop o dia todo e depois segui para Sesimbra com o meu mais que tudo para passarmos um tempinho juntos. Com as minhas folgas rotativas tornou-se mais difícil vermo-nos, portanto há que aproveitar os bocadinhos todos :) O fim de semana foi, pois claro, um bocadinho mais calórico, quando estamos juntos é a altura ideal para partilhar gulodices lol, mas foi controlado e sem remorsos. Ontem reentrei no esquema naturalmente, fora alguns amendoins nocturnos, erro que hoje não será repetido.

Como me pediram para continuar a partilhar as novidades alimentares do artigo que vos referi no post anterior,  e para quem não viu, aqui está:

Alimentos grelhados fazem mal

"O problema está na exposição da comida a altas temperaturas: provoca a degradação de muitas proteínas e vitaminas e pode gerar compostos cancerígenos.
"O ideal é cozinhar os alimentos lentamente, especialmente a carne e o peixe. Os assados e os guisados são boas opções", diz a nutricionista britânica Juliette Kellow.
A nutricionista Cláudia Viegas, professora na Escola de Hotelaira do Estoril, acrescenta ainda outro perigo com os grelhados: nos churrascos passam normalmente substâncias do carvão queimado para os alimentos. "O ideal será grelhar apenas quando o carvão está em brasa ou tentar usar um grelhador cuja fonte de calor seja indirecta para o alimento" - por exemplo, grelhadores ondulados, que têm menos área de contacto com os alimentos.
Outro truque é usar muitas ervas aromáticas para temperar a comida.Coentros, cominhos e curcuma ajudam a atenuar o efeito dos produtos tóxicos nas zonas carbonizadas. "O alecrim tem compostos naturais que ajudam a bloquear a formação de aminas tóxicas até 92%, explica Juliette Kellow. Outra dica saudável: "Marinar a carne ou o peixe em cerveja ou vinho, com ervas aromáticas, como tomilho, gengibre, piripiri ou alho", diz Olívia Pinto, investigadora da Faculdade de Farmácia do Porto. Este processo reduz os radicais livres e torna os alimentos mais ricos em antioxidantes, compostos que ajudam a combater o cancro."


Esta foi uma das informações que me "chocou", eu invisto muito nos grelhados e não fazia a ideia dos efeitos negativos... Vou continuar a fazer mas dobrar nas ervas aromáticas e marinar primeiro.


Comam a massa mal cozida

"Cozinhar as massas al dente é uma das formas mais saborosas - e também mais saudáveis. Segundo Juliette Kellow, as pastas têm um índice glicémico baixo, ou seja, ajudam a manter a sensação de saciedade durante mais tempo. Mas para potenciar este efeito devem ser arrefecidas, parando a cozedura quando ainda estão firmes: o tal efeito al dente.
A explicação está nas enzimas do organismo humano que ajudam a digerir a comida. "Quando as massas estão ainda levemente rijas, as enzimas do estômago e do intestino demoram mais tempo a converter o amido destes alimentos em moléculas que depois são usadas pelas células. "Resultado: entram lentamente na corrente sanguínea, evitando a sensação de fome.
Se, por outro lado, o esparguete estiver demasiado cozido, o amido ficará mais suave e fácil de digerir, entrando rapidamente na corrente sanguínea e transformando-se em depósitos de gordura. E essa é ima das principais causas para a obesidade.
Um dos truques recomendados pela especialista é provar a massa dois ou três minutos antes do tempo de cozedura indicado na embalagem. Se conseguir trincar, retire-a logo do lume e arrefeça-a. Nunca a deixe mergulhada na água quente, se não a cozedura prossegue."

Nunca tinha pensado nisso mas faz realmente todo o sentido, e é nas pequenas coisas que podemos encontrar aliados para uma perda de peso e alimentação saudáveis :)


O leite magro é pior que o meio-gordo

"Primeiro, aquilo que você já sabe: as grandes vantagens do leite estão na quantidade de cálcio e de vitaminas A e D. Agora, as novidades: muitos destes nutrientes estão dissolvidos na gordura. Ou seja, quanto menos gordo for o leite menos vantagens tem para a saúde.
A pior opção é o leite magro: como tem baixa concentração de lípidos, muitas das vitaminas deste alimento não são absorvidas pelo sistema digestivo.
"Mesmo nos planos alimentares para perder peso, a gordura não deve ser totalmente abolida mas sim limitada", explica a nutricionista Patrícia Almeida Nunes. Mais, o cálcio é mais bem absorvido pelo organismo em presença de vitamina D, que está na parte gorda deste alimento."

E desta, o que acham? Eu já bebo leite magro há anos... vou começar a misturar com meio gordo. Valerá a pena?



Beijinhos e boa semana!

11 comentários:

  1. Uma das vantagens da bimby é que não cozinha os alimentos a mais de 100g.

    Quanto ao leite não tenho que me preocupar. Eu não bebo! lol

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá :)

    Eu já tinha falado sobre a questão do leite e das vitaminas lipossolúveis no meu blog. No entanto, vou fazer um reparo: isso são artigos americanos. No contexto português, actualmente já muitos leites magros são enriquecidos com cálcio e vitaminas lipossolúveis, é questão de veres os rótulos :) Pelo que sei o leite magro só está indicado para indivíduos que precisem de reduzir drasticamente o seu consumo de gorduras, como por exemplo os indivíduos com risco cardiovascular. Mas é claro que há pessoas que preferem o sabor do leite magro, e com isso não se discute ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    eu agora tenho feito mais assados, a massa também prefiro al dente e o leite costumo misturar os dois de manhã! Pelos vistos ando a portar-me bem e nem sabia eheh
    Eu como sempre de 3 em 3 hora, não passo fome :P

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  4. hehe eu depois fui ler o artigo :)

    ResponderEliminar
  5. Eu não consigo beber outro que não magro. O meio gordo sabe a natas. Bllllahhh.
    Fazes bem em aproveitar todos os bocadinhos de tempo disponíveis :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Estou como a Luciana, até o cheiro do leite meio-gordo me incomoda. Bebo magro não pelas calorias, mas pelo sabor mesmo. Agora isso dos grelhados e das massas não sabia mesmo. Beijo

    ResponderEliminar
  7. Eu estou com as meninas, prefiro o leite magro pelo sabor :)

    Mas realmente estamos sempre a aprender!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Essa dos grelhados não fazia ideia! Sabia que comer demasiados grelhados no carvão podem provocar cancro, agora assim não...
    As massas prefiro mais rijas mesmo. Um ponto para mim! eheheh
    Do leite... Não bebo. Mas quando bebia era magro mesmo pelo sabor.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Ju, vou duas noites/ três dias :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Ainda esta semana, dei um sermão a uma amiga por causa do leite magro.
    Aliás, muitos médicos portugueses defende que mesmo em dieta se deve consumir leite meio-gordo e que é preferível adicionar água ao leite meio gordo do que beber leite magro(nessa última parte fiquei arregalada).
    Eu como sempre bebi leite meio-gordo, sinto que o sabor do magro é algo deslavado:p Mas lá está, gostos são gostos;)

    ResponderEliminar
  11. Olá Ju... Li o teu comentário e feita "nabiça", sem querer eliminei-o, como não encontrei o teu mail esta foi a única forma de te avisar... Obrigada pela tua visita e vou ler-te com certeza... Beijo

    ResponderEliminar