sexta-feira, 20 de abril de 2012

Alimentos bons e maus - Revista Sábado



Olá meninas!
Antes de mais, o peso já começou a descer, muuuuito lentamente mas o que interessa é que vá andando :)

Não sei se leram o artigo da revista Sábado sobre alimentos bons e maus, confesso que tive algumas surpresas (nem todas boas!).
Vou mostrar-vos o que li sobre alguns dos que foram referidos.


Enlatados:

"Os cientistas chegaram à conclusão de que alguns alimentos enlatados podem ser mais benéficos para o organismo do que aqueles que não estão em conserva. Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, revelou que o milho em lata tem mais 44% de oxidantes (...) do que as maçarocas. O segredo está no processo de conserva, semelhante à pasteurização, que promove alterações nos grãos de milho e melhora as suas propriedades nutritivas.
Outro bom exemplo das vantagens dos enlatados são as conservas de peixe: neste caso, o pescado é normalmente embalado logo a seguir à captura, como é o caso do atum, o que o faz manter mais vitaminas e minerais do que os peixes frescos, que vão perdendo qualidades através do contacto com o ar."

Eu já sabia que o atum ao natural enlatado era muito mais saudável do que as pessoas pensavam, mas melhor do que o peixe fresco? Se já adorava atum, agora ainda tenho mais motivos para gostar!



O azeite extra-virgem não é bom para fritar :

"É a melhor gordura para usar em saladas, em tostas ou em alguns cozinhados – mas pode ser péssima se for utilizada para fritar. Todos os estudos recentes apontam o azeite como uma forma de ajudar a prevenir doenças oncológicas e cardiovasculares. Mas a partir de certa temperatura degrada-se, dando origem a compostos nocivos, os chamados radicais livres, que podem provocar o cancro. Isto acontece porque o azeite tem um ponto de fumo baixo – no caso do azeite extra-virgem, a temperatura limite são os 160 graus.
Os especialistas reconhecem que a fritura dos alimentos é um dos métodos menos saudáveis da culinária, mas garantem que há formas de atenuar este problema. “O melhor é usar tachos antiaderentes e cozinhar com pouca quantidade de gordura. Os pratos ficam mais saudáveis e mantém-se o sabor dos alimentos”, explica o chef Henrique Sá Pessoa. Uma das gorduras que pode usar é o óleo de amendoim, que não se deteriora abaixo dos 180 graus.
Outra alternativa, segundo Susana Casal, investigadora da Faculdade de Farmácia do Porto, é usar uma mistura: um pouco de azeite virgem com um pouco de azeite refinado, que suporta temperaturas mais elevadas. Quando o azeite começar a libertar fumo substitua-o por um novo – é sinal de que a gordura se está a degradar. Nos casos em que não vai ao lume, continue a usar azeite extra-virgem: tem mais vitaminas."



E esta, hein? Eu SÓ uso azeite virgem para cozinhar! E, revelando aqui a mais pura das ignorâncias, não faço ideia do que seja azeite refinado, alguém me sabe esclarecer? Vou comprar óleo de amendoim...


As gorduras fazem bem:

"É um dos erros mais comuns nos regimes de emagrecimento descontrolados: cortar demasiado as gorduras. "As gorduras, principalmente o azeite, são fundamentais para o corpo absorver muitas vitaminas", explica o nuticionista Pedro Moreira, investigador da Faculdade de Ciências da Nutrição do Porto.
Investigações recentes da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostram que as pessoas que comem as saladas com gordura conseguem absorver mais licopeno, uma substância presente no tomate que ajuda a combater o cancro, e mais betacaroteno, presente na cenoura e que o organismo converte em vitamina A.
Temperar os vegetais apenas com umas gotas de limão é um dos grandes erros na cozinha. "Os estudos recentes mostram que o sistema nervoso tem um mecanismo de controlo do apetite que promove a saciedade. E as gorduras estimulam esse processo. Só não convém exagerar", explica Albino Oliveira-Maia, neurologista e investigador da Fund. Champalimaud. No caso dos regimes de perda de peso, é possível encontrar outras alternativas saudáveis, como usar abacate em molhos espessos. Tal como o azeite, este fruto tropical é rico em gorduras monoinsaturadas que contribuem para controlar o apetite e ajudam o corpo a absorver nutrientes essenciais."

Faz todo o sentido, eu uso essencialmente azeite, como já vos disse acima.

Há muitos mais alimentos que vale a pena explorar, como o leite magro e os grelhados não serem a melhor escolha (!), mas o post já está muito grande. Se quiserem posso falar deles num próximo post, caso não queiram ler o artigo, mas como já está online, podem lê-lo aqui, e deem as vossas opiniões, estou curiosa :)

Beijinhos e bom fim de semana!

10 comentários:

  1. Olá Ju

    Gostei de ler o teu post, mas gostei ainda mais da ideia do meu marido um destes dias andar por aí a dançar o tango comigo....Tudo é possível nesta vida, mas parece-me pouco provável porque ele é pé de chumbo, já eu adoro dançar...

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Realmente nós pensamos que já sabemos tudo, e lá está, não sabemos. Estamos sempre a aprender.
    Em relação ao facto de precisarmos de gorduras, já sabia, mas claro temos de tentar escolher as boas.
    Beijinhos Ju, desejo-te um óptimo fim de semana =)

    ResponderEliminar
  3. Gostei mesmo do que puseste aqui, há coisas que não sabia também.. nos enlatados ja comia atum enlatado, mas as ervilhas por exemplo prefiro comprar congeladas :)
    Fritos é raro fazer :P
    Eu como as minhas amêndoas que têm as gorduras essênciais eheh

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    Eu já tinha falado da questão do azeite não ser bom e se degradar com as altas temperaturas quando falei dos fritos ;) O azeite refinado é azeite aquecido até temperaturas mais elevadas, que rende mais. No fundo é um azeite mais aguado, mais barato e com menos qualidade, mas como é feito através do aquecimento a altas temperaturas tem uma melhor resistência a estas ;) Podes encontrá-lo facilmente em qualquer supermercado ;)

    Mas achei o artigo muito interessante e acho que vou ler o artigo da Sábado ;) Obrigada pela partilha! ;)

    Muito obrigada pelas tuas palavras no meu blog, fiquei mesmo comovida :D

    Muitos beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. O artigo é muito interessante, obrigada por teres partilhado.
    Quanto ao desafio, já sabes que estou à espera. Beijo

    ResponderEliminar
  6. Isso do azeite já tinha uma noção, por isso mesmo uso a Becel liquida, segundo a minha médica, a Becel não se degrada a altas temperaturas, logo, é mais saudável.
    Do resto não tinha ideia mesmo! Vou ler o resto do artigo sim!!
    Devagarinho também chegamos lá! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Boa partilha babe, quanto ao peso: Welcome to 7 xD

    Espero encontrar-te lá em breve, mais uma jornada que aí vem até ao 6, we can do it!!

    Beijo grande *

    ResponderEliminar
  8. Oi Ju!
    Gostei mesmo do teu post e sim, please continua...escreve sobre o leite magro e os grelhados. É uma informação mto útil.

    Quanto ao azeite já sabia, pois o pediatra dos meus filhotes não deixa fazer sopa com azeite para não ferver. Só adiciono o azeite à sopa após tirar do lume.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. faz todo o sentido ! sim! essa dos enlatados já sabia é cm aquela dos legumes congelados vs legumes frescos ! lol
    ainda bem que vais no bom caminho!!!!

    beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Olá! Obrigada pela visita! :)

    Estes artigos são sempre interessantes para nos porem a pensar. Alguns já sabia, como o do azeite (uso o extra-virgem apenas para temperar e o virgem para cozinhar) e o dos grelhados, apesar de não saber, faz-me sentido. É como dizerem que não devemos comer as partes carbonizadas da torrada.

    Beijinhos e continuação de bom caminho! :)

    ResponderEliminar