quarta-feira, 2 de maio de 2012

Horas de sono influenciam o emagrecimento + O feriado

Confesso que hoje não me estava nada a apetecer escrever.
Além do sono (o tempo cinzento não ajuda), estou no trabalho sem movimento nenhum e a torcer-me com dores do período (amanhã não saio de casa sem ben u ron!).
Mas tenho que aproveitar quando tenho efectivamente sobre o que falar! :)

Ouvi hoje de manhã na rádio que o sono tanto pode ajudar a emagrecer como a engordar. Não é uma novidade para mim, porque o corpo precisa de tempo para repousar e recuperar energias, se estivermos cansadas a tendência, consciente e inconsciente, é a de irmos procurar energia na comida. Nesta notícia foram mais específicos, quem dorme mais de 9h horas tem mais em facilidade em emagrecer porque os genes que nos dão predisposição a isso são "adormecidos", digamos assim (não me recordo da palavra em questão). Já para quem dorme menos de 7h, o efeito é exactamente o contrário, esses mesmos genes ficam mais "activos" e aumentam a predisposição para engordar. Se é verdade ou não, não sei, mas que faz sentido faz! Não durmo 9h por dia e não tenho tempo para isso (como a maioria das pessoas, suponho), mas tento ao máximo nunca dormir menos de 7h, até porque parece que estou doente no dia seguinte se não tiver dormido o suficiente.

E vocês, quanto tempo dormem em média?


Passei o feriado com o meu J., e como tal, foi um dia mais calórico. Antes disso, passei de manhã no Pingo Doce... Ainda comecei a pegar em algumas coisas, mas quando me apercebo dos berros crianças que as famílias teimaram em levar às compras nesse dia (eu sei que nem todos têm com quem deixar os filhos, mas não creio que fossem todos os casos) e filas desde as caixas até ao final de todos os corredores, sem que eu pudesse passar para pegar nos produtos, desisti e fui-me embora. Passei a mensagem a quem quisesse aventurar-se, e ainda fiquei dor de cabeça lol. Mas acho muito bem que estas promoções sejam aproveitadas!
Já com o J., comi pipocas à tarde enquanto vimos um episódio, e ao jantar comi hidratos de carbono (não exageradamente), porque fiz pato no forno com laranja e aproveitei para acrescentar 3 batatas e cebola (adoro cebola!). Gostei muito do resultado! Obrigada pelas vossas dicas :) Só não gostei de ter andado à luta com o pato para conseguir tirar um naco para cada prato, mas enfim, vicissitudes cómicas!
Esqueci-me completamente de fazer o puré de bróculos da Sónia que tinha planeado fazer ontem :( Mas vingo-me amanhã, sobrou pato e em vez de comer com a batata como com puré e um bocadinho de cebola para dar ainda mais sabor :) Só não como hoje à noite porque não me apetece cozinhar, portanto como sopinha que tenho feita :)

Hoje o dia em termos alimentares está a ir bem, embora ainda sem exercício, espero ter forças para investir um bocadinho nisso quando chegar a casa, que a red zone hoje está mesmo a dar cabo de mim!
E não, não me esqueci que vos devo um post sobre o meu exercício (que por enquanto ainda não é muito)!

E chegando ao final do post, estou contente por vos ter escrito!
Beijinhos e bom resto de semana :)

16 comentários:

  1. Olá!

    Acho que ali em cima está um lapso, mão quererias dizer que quem dorme mais de 9h por dia tem menor predisposição para engordar? ;)

    É raríssimo eu dormir menos do que 8 horas, é mesmo o meu lema :P No meu grupo de amigos sou famosa por isso (e porque espirro muito também) ;)

    Ainda bem que gostaste do pato e experimenta mesmo o puré de bróculos da Sónia, porque é óptimo! :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá querida!
    Pois eu bem que tento dormir as 8 horinhas, mas por uma razão ou por outra não é nada fácil..

    Este tempo desmotiva qualquer pessoa a sair de casa.. é horrivel!! Gosto muito mais do solinho :D
    Agora como não ando no gym também ando com dificuldade para me exercitar.. não há mesmo vontade!!

    Mas temos que lutar e insistir :D

    Beijokaa

    ResponderEliminar
  3. Olá =)
    O meu sono é bastante irregular, e acredito que isso complique o meu emagrecimento. Durante a semana, como tenho de acordar muito cedo acabo por só dormir umas 6h no máximo 7h. É que à noite por mais cansada que esteja parece que já estou programada para adormecer só por volta da meia noite. Já ao fim de semana, desforro-me e durmo bastante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hello! Eu tento dormir 7h. Caso contrário começo a ficar rabugenta. Em abono da verdade, o meu sono não tem grande qualidade porque sonho muito (sempre foi assim), mas sempre dá para repor energias.
    Puré de maçã - dá como uma sobremesa- só mesmo o puré; podes juntar umas nozes e ainda fica melhor, mas desta vez comprei com a intenção de juntar uma próxima receita de muffins!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. A minha dificuldade é mesmo arranjar tempo para dormir, mas com filhos pequenos já se sabe!!!!!

    beijinhos Sweet

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro dormir, e tenho mesmo que dormir aquelas horinhas, senão ninguém me atura.

    O descanso é essencial para quem precisa de emagrecer, aliado a uma alimentação saudável e exercício fisico.

    Eu não fui ao PD porque tinha o meu mini doentinho e nao o queria estar a deixar ficar com a minha sogra. Mas se tivesse ido tinha feito umas boas poupanças com fraldas e afins.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Deve ser esse o meu problema. Desde q engravidei nunca mais dormi de jeito. Agora tenho noites q são um luxo, durmo 6horas. Uiui. Eu não fui ao PD, não consegui. Infelizmente, mas teria ido mesmo cedo.

    ResponderEliminar
  8. Tens de tentar comer o nabo :P
    Eu pensava que ia odiar e depois feito desta forma adorei! e então com o limão fica tipo ácido.. não sabe nada a nabo eheh

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  9. Eu sou a prova viva deste post :)

    Dormir influenciou mesmo muito o meu emagrecimento (neste caso, o meu "engordamento" ahah)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Eu tento dormi pelo menos 7h, mas depende dos dias. Acho estranho que quem durma mais de 9h tenha mais facilidade em emagrecer! Estes estudos estão sempre a chegar a conclusões diferentes. Eu penso que, mais importante que o número de horas, é a constância. Ou seja, a possibilidade de dormir sempre 7h, por exemplo, e ao fim-de-semana, não dormir muito além disso. Assim mantém-se o equilíbrio e penso que favoreça o metabolismo (digo eu, que não percebo nada disto! :) )
    Por isso é que pessoas que trabalham por turnos e não têm rotina na hora de dormir têm mais dificuldade em manter o peso.

    Beijinhos e bons sonhos! ;D

    ResponderEliminar
  11. O que o hipotiroidismo me trouxe de mal, além do organismo muito mais lento, foram as insónias. É raro conseguir adormecer e só acordar com o despertador. Agora ando numa de adormecer por volta das 23h, acordar às 2h e depois às 7h. O problema é que quando acordo a meio da noite nunca consigo adormecer logo. Levo sempre no mínimo uma meia hora...
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Eu durmo pouco, mas durmo bem. Fui toda a vida assim...durmo em média 6h/6h30, mas durmo seguidinhas e mal caio na cama demoro alguns segundos a adormecer, lolol mas se calhar é por isso que por vezes não emagreço, mesmo cumprindo a RA e AF, preciso de avaliar melhor esse aspecto.
    Apesar de estares sem vontade de escrever acabou por ser um post muito interessante e, no fundo, ficaste feliz por o teres escrito e nós também :)
    bjts e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Olá Ju!
    Eu sou dorminhoca...acho uma perca de tempo aquele que levamos a dormir. Juro que gostava de dormir pouco, mas tenho mta necessidade de dormir :(
    Raramente durmo menos que 8h.
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Tens um desafio no meu blog, se tiveres paciênci ade responder `as perguntinhas :)

    ResponderEliminar
  15. Tento dormir sempre 7 a 8h precisamente porque sinto a diferença quando durmo demais ou a menos! Em relação a tudo o resto, já sabes o que acho. Eventualmente o clique vai chegar :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  16. acho que faz todo o sentido. durmo pouco e já tive muitos problemas com insónias e a partir daí comecei a engordar. para além de não descansar nada ainda engordo! LOL.

    Bjokas

    ResponderEliminar