quinta-feira, 25 de abril de 2013

Óptimas dicas e Mitos Desfeitos pela Sábado


Minhas queridas,

Antes de mais, muito obrigada pelas vossas palavras! Não há maior força do que aquela dada por vocês, companheiras de luta e não só, amigas! Não vejo a amizade como algo necessariamente físico, e sim pessoas com quem partilhamos os bons e os maus momentos (check!)
Concordo com a Pizza, é das quedas que se erguem os guerreiros! Eu estou a erguer-me aos poucos, não tanto pelo comentário da senhora (que não foi mesmo por maldade), mas por metade da roupa que tenho no armário não me servir e a outra metade me ficar mal. Detesto sentir-me mal no meu corpo, portanto há que tratá-lo melhor! De momento estou constipada e com tosse, o que por si já me faz beber muito mais água, é meio caminho andado para não andar a comer à toa!
A todas o meu obrigado e o meu carinho <3

Agora falando de um artigo que adorei ler: "60 perguntas e respostas para começar a sua dieta para o Verão" - vá, o título não é o melhor, mas o conteúdo vale a pena!

As informações que mais me agradaram e/ou surpreenderam:

- 4. O que se pode petiscar à noite?
Batatas fritas, bolachas, pipocas ou ce-reais de pequeno-almoço comidos no sofá em frente à televisão podem ser substituídos por tremoços ou pevides, por exemplo, pobres em calorias, ricos em fibras e muito saciantes.
- 8. Tomar um bom pequeno-almoço ajuda a emagrecer?
Sim, deve ser a principal refeição do dia. É o momento em que o organismo tem o metabolismo mais acelerado, logo queima mais energia. Se não tomar o pequeno-almoço vai ficar com mais fome a seguir, sendo que na refeição seguinte já queimará menos calorias. (É por isso que, se é para comer um doce, que se coma ao pequeno-almoço!)
- 10. Pode-se comer frutos secos na dieta?
Há uma certa confusão entre alimento saudável e alimento bom para emagrecer. Os frutos secos têm óptima fama, mas não emagrecem: são muito calóricos.
- 19. A massa e o arroz integrais não engordam?
Na maioria das vezes as calorias são as mesmas que as dos refinados, mas contêm mais fibra, por isso dão mais saciedade, o que pode contribuir para que se coma menos na refeição seguinte. (A diferença é menor do que eu imaginava, e sinceramente prefiro os refinados.)
20. O açúcar amarelo engorda menos que o branco?
Não, ambos fornecem o mesmo número de calorias.(Esta apanhou-me mesmo de surpresa, pensava mesmo que o amarelo era muito menos calórico!)
- 31. É verdade que o leite de soja engorda menos?
Não. “Escolha o leite magro”, recomenda Isabel do Carmo.
- 40. Há alimentos que saciam mais do que outros?
Há, os que têm mais vitamina A, que está presente em legumes e frutos como cenoura, laranja, manga, papaia e que têm o poder de afastar a fome durante cerca de três horas. “Inclua uma fonte desta vitamina no seu pequeno-almoço, coloque um pouco de cenoura ralada nos seus pratos ou consuma-a em palitos entre as refeições”, propõe a mesma nutricionista. (Vou começar a andar com palitos de cenoura comigo.)
- 43. Há alimentos com capacidade para estimular o organismo a trabalhar mais de modo a perder peso?
Sim. É o caso do café, chá, cacau, guaraná, pimenta, gengibre, malagueta, chili. “Todos estes alimentos têm compostos como a cafeína, a teína e a capsaicina (pimenta) que fazem aumentar a temperatura corporal, obrigando o organismo a gastar mais energia, logo a queimar mais gordura”, explica Alexandre Fernandes.
- 52. É verdade que só se pode comer dois ou três ovos por semana?
“Durante muito tempo pensou-se que o ovo aumentava muito o colesterol. Mas o que é certo é que tem elementos protectores (entre os quais a lecitina) que impedem a absorção do colesterol pelo organismo, logo combatem o aumento da gordura no sangue. Portanto, de acordo com os estudos mais recentes uma pessoa não diabética pode comer até sete ovos por semana, sendo que uma diabética não deve ultrapassar os seis”, esclarece Fernando Póvoas. (Não sei viver sem ovos, é uma óptima notícia para mim!)


Deixo o resto para lerem no artigo, se quiserem :)
http://www.sabado.pt//Multimedia/FOTOS/Saude/Fotogaleria-%288%29.aspx?id=590689

Beijinhos!

8 comentários:

  1. Muito interessante o artigo =) Em relação à pergunta 43, também já li que a canela é boa nesse aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela partilha!
    O açucar amarelo, pelo que sei é mais saudável que o branco porque não contém quimicos. Agora em termos de calorias é a mesma coisa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu até acho que na teoria a coisa vai, e ler estes artigos é muito importante, o meu problema é mesmo depois colocar em prática!!!!
    ;-)

    Beijinhos,
    Sweet

    ResponderEliminar
  4. De facto o açucar amarelo pode ter as mesmas calorias que o branco, mas é muito mais saudável porque não é tão manipulado... Tal como o pão, quanto mais escuro mais saudável!
    Palavra de enfermeira! =)
    Beijinho,
    Cat

    ResponderEliminar